A Legião Urbana
surgiu em 1982 em Brasília. O momento era de efervescência social e política no
Brasil. Os últimos suspiros de uma ditadura militar de duas décadas e os
primeiros ventos da redemocratização alimentaram novos movimentos artísticos na
música, cinema, teatro, artes plásticas e literatura, entre outras áreas. Na
canção jovem, isso provocou o surgimento de grupos e artistas influenciados
pelo pop-rock que se fazia no Reino Unido e nos Estados Unidos na época. Entre
as dezenas de novas bandas que compuseram o rock brasileiro dos anos 80 estava
a Legião Urbana.
O grupo foi fundado por Renato Russo, após sua saída do Aborto Elétrico, banda seminal do rock brasiliense - de onde vieram também integrantes do Capital Inicial, outro expoente da geração dos anos 80. Após várias mudanças de integrantes, a Legião Urbana alcança sua formação clássica em 1984, com Renato Russo nos vocais, Dado Villa-Lobos na guitarra,Marcelo Bonfá na bateria e Renato Rocha (Negrete) no baixo.
O grupo foi fundado por Renato Russo, após sua saída do Aborto Elétrico, banda seminal do rock brasiliense - de onde vieram também integrantes do Capital Inicial, outro expoente da geração dos anos 80. Após várias mudanças de integrantes, a Legião Urbana alcança sua formação clássica em 1984, com Renato Russo nos vocais, Dado Villa-Lobos na guitarra,Marcelo Bonfá na bateria e Renato Rocha (Negrete) no baixo.
O primeiro álbum
"Legião Urbana" foi lançado em janeiro de 1985. Nele estavam
presentes grandes sucessos do grupo que se tornariam clássicos do pop brasileiro,
como "Geração Coca-Cola", "Será", "Teorema" e
"Por Enquanto". A influência do punk e
do pós-punk britânicos está muito clara na sonoridade e
nas letras deste álbum, que traz um tom de revolta e agressividade, em relação
a questões sociais, políticas e comportamentais.
Naquele momento, o
Brasil vivia o ocaso do regime militar e estava às vésperas da posse do
primeiro Presidente da República civil após quase vinte anos, ainda que eleito
indiretamente pelo Congresso Nacional. Era o ano também do primeiro Rock
in Rio, festival que trouxe ao país nomes do primeiro time do rock
internacional, que se juntaram aos novos nomes do pop-rock nacional para dez
dias de megashows em área especialmente construída no bairro
de Jacarepaguá (RJ). Até então, os grupos e artistas dopop brasileiro
dos anos 80 conquistavam o público em shows feitos em danceterias e
espaços alternativos de São Paulo e Rio, como o Radar TanTan, Madame
Satã, Circo Voador e o Rose Bom-Bom, entre
outros.
No ano seguinte, o
álbum "Dois" repete a dose, recheado de canções que além do sucesso
imediato também se tornariam clássicos, como "Eduardo e Mônica",
"Tempo Perdido", "Índios", "Quase Sem
Querer","Daniel na Cova dos Leões" e "Música Urbana
2". O álbum também evidencia a sensibilidade de Renato Russo como letrista
para os temas românticos. Além disso, "Eduardo e Mônica" rompe com os
paradigmas do pop-rock nacional ao introduzir uma longa narrativa sobre um
casal de jovens namorados e ao praticamente não usar refrão. Esse segundo álbum
recheado de sucessos confirmou a banda como uma das melhores de sua geração.
Uma geração composta por grupos e artistas que mudaram a cara da música jovem
no país, como Titãs, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Ira!, Capital Inicial,
Barão Vermelho e Blitz, entre outros.
O terceiro álbum
"Que País é Este", lançado em 1987, e sob pressão da gravadora em
função dos sucessos dos anteriores, pode ser considerado uma coletânea, já que
a maior parte das canções são regravações de músicas compostas por Russo na
época do Aborto Elétrico ou antes do surgimento da Legião. Entre elas, novos
sucessos como "Eu Sei", "Que País é Este",
"Tédio", "Química" e "Faroeste Caboclo". As
únicas composições inéditas feitas pela banda para o álbum foram "Angra
dos Reis" e "Mais do Mesmo". Neste álbum, a veia de narrativa
poética inovadora de Russo volta a aparecer com "Faroeste Caboclo",
que canta a saga de um migrante que foi parar em Brasília, com uma letra
carregada de crítica social. A canção, com seus 159 versos que não se repetem,
o consagra como um Bob Dylan brasileiro.
Em 1989, após a
saída do baixista Renato Rocha, a banda lança seu quarto disco: "As Quatro
Estações". Foi o álbum de maior vendagem da Legião. Canções como "Há
Tempos", "Pais e Filhos", "Meninos e Meninas",
"Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto", "Monte Castelo"
e "Feedback Song for a Dying Friend" fizeram com que o disco
alcançasse mais de 1,7 milhões de cópias vendidas.
Em 1991, quando Renato Russo já
sabia que era soropositivo, a banda lança "V", cujo maior sucesso é
"Teatro dos Vampiros". No ano seguinte o grupo realiza um show para a
série Acústico MTV, que somente seria lançado como CD em 1999. A
banda ainda lançaria mais dois álbuns antes da morte de Renato:
"Descobrimento do Brasil", em 1993, e "A Tempestade", em
1996. Um álbum póstumo, "Uma Outra Estação", foi lançado em 1997, com
as canções gravadas mas não lançadas em "A Tempestade".
O grupo teve
também mais dois discos ao vivo, "Como é que se diz eu te amo",
gravado em 1994 e lançado em 2001, e "As Quatro Estações ao vivo",
gravado em 1990 e lançado em 2004, e mais duas coletâneas "Música para Acampamentos"
(1992) e "Mais do Mesmo" (1998).
E ai galera beleza? espero que vocês tenham gostado do post. no próximo post iremos falar sobre o o tributo a Legião Urbana realizado pela MTV.
Legião Urbana é uma banda imortal e jamais será esquecida. As músicas ainda são atuais e ouvidas por todos. Mas aquele tributo da MTV... Abraço e parabéns pelo post.
ResponderExcluirO tributo da MTV foi muito válido pois vi como uma homenagem a banda e não uma tentativa de imitação........
ResponderExcluirLegião é a melhor banda nacional de todos os tempos. Letras incríveis, que não prescrevem, além de uma musicalidade simples e cativante. Infelizmente Renato Russo foi embora cedo demais...
ResponderExcluirE desde então o rock nacional morreu...
ResponderExcluirmuito enteresante
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